A Carlos Reis & Reis reconhece a existência de cinco principais áreas de responsabilidade:
- a) Para com os sócios
- Protegendo o investimento dos seus sócios e assegurando níveis de rentabilidade adequados.
- b) Para com os clientes
- Obtendo e mantendo o apoio dos clientes, através do desenvolvimento e prestação de serviços com valor acrescentado, em termos de preço, qualidade, segurança, apoiados em especialização técnica, comercial e ambiental adequada.
- c) Para com os colaboradores
- Respeitando os direitos humanos dos seus colaboradores; proporcionando-lhes condições de trabalho boas e seguras, bem como termos e condições contratuais adequados e competitivos; promovendo o desenvolvimento e a melhor utilização do potencial humano e iguais oportunidades de emprego; encorajando o envolvimento dos colaboradores no planeamento e orientação do seu próprio trabalho e na aplicação destes princípios dentro da empresa. É reconhecido que o sucesso no negócio depende da plena contribuição de todos os empregados.
- d) Para com aqueles que tem relações comerciais
- Procurando obter um relacionamento mutuamente vantajoso com fornecedores e nas “joint ventures”, e ao faze-lo, promover a aplicação destes princípios. A capacidade de promover eficazmente estes princípios será um factor importante na decisão de iniciar ou permanecer nesse relacionamento.
- e)Para com a sociedade
- Conduzindo o negócio como membros integrantes e responsáveis da sociedade, respeitando a legislação vigente, exprimindo apoio aos direitos humanos fundamentais, em linha com a legitima função do negócio, e prestando a devida atenção aos padrões de saúde, segurança e protecção do ambiente, em consonância com o seu comprometimento em contribuir para um desenvolvimento sustentável.
Estas cinco áreas de responsabilidade são entendidas como inseparáveis. Assim, é dever é dos vários colaboradores avaliar continuamente as prioridades e cumprir as suas responsabilidades tão bem quanto o seu julgamento lhes permitir.